Instituição

conheça nossa história

Apresentação da OSC

Esta Unidade de Acolhimento foi fundada em 1921, como uma entidade de caráter filantrópico, e por cerca de 90 anos foi conduzido num trabalho tradicional de freiras voluntárias, abrigando caridosamente não somente idosos, mas também pessoas que estivessem em situação de vulnerabilidade e necessitassem de tal suporte. O termo “asilo” permaneceu caracterizando a instituição e reforçando a ideia de ser um local destinado aos vulneráveis e improdutivos, que mereciam ser acolhidos somente a partir da ótica de caridade religiosa.

A partir do ano de 2014, a entidade deu início à reestruturação dos serviços ofertados pelas freiras, contratando equipe técnica (assistente social, enfermeira, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta), e atuando conforme a Política Nacional da Pessoa Idosa. A partir deste contexto, a nova direção da entidade teve que buscar novas formas de recursos e parcerias para contratar uma equipe de profissionais, afim de dar continuidade ao serviço que é desenvolvido a mais de 90 anos, levando em conta todas as normativas vigentes no que se refere a população idosa e instituições de longa permanência.

A entidade passou por um momento de (re)conceituação histórica na sociedade castrense, e a partir de então iniciou os grandes motivos para busca de novas parcerias para conseguir atender a demanda do município, e todas as mudanças e adequações exigidas pelas legislações vigentes dentro da entidade. A nova conceituação também diz respeito à mudança do termo “asilo” para “instituição de acolhimento”, atribuindo noção técnica sobre o serviço ofertado e pautando suas ações na reafirmação constante da dignidade humana, seja em qualquer fase de vida.

Atualmente, o acolhimento realizado pela instituição é em regime residencial integral, de acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Ou seja, é um serviço de proteção social especial de alta complexidade. Assim sendo, oferece atendimentos básicos adequados, além de proporcionar atividades fundamentais como: serviços de fortalecimento de vínculos, garantia da autonomia, independência, convívio familiar e comunitário, desenvolvimento de oportunidades para o fortalecimento ou restauração de vínculos familiares, atividades culturais, melhorando a autoestima dos indivíduos e oferecendo a eles uma oportunidade de uma vida mais ativa, respeitando todos os direitos fundamentais previsto na Lei 10.741/2003 Estatuto do Idoso e demais políticas de atendimento a Pessoa Idosa.

Kowata Stúdio Web Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos São Vicente de Paulo de Castro
Avenida Presidente Kennedy, 200 - Centro
Castro - Paraná - Brasil
Telefone: (42) 3232 - 1353
Email: asp.castro@hotmail.com